De uma simples seção de material elétrico residencial à maior loja de materiais elétricos do Brasil. Foi buscando se diferenciar com qualidade e atender as demandas dos clientes que a Loja Elétrica conseguiu conquistar espaço no mercado e se desenvolver.
Em entrevista ao Pampulha, o diretor João Flávio de Matos falou sobre a empresa, as metas e as novidades no mercado.
A Loja Elétrica está no mercado há mais de 60 anos. Como foi o desenvolvimento nesse período? O que tem sido feito para ampliar a área de atuação?
A Loja Elétrica começou como uma simples seção de material elétrico residencial do Armazém Dias, localizado na av. Santos Dumont, e, ao longo dos anos, acabou se transformando na maior loja de materiais elétricos de nosso país. O crescimento foi lento, porém contínuo. No início, só eram vendidos materiais elétricos de uso residencial. Depois passou a comercializar materiais de uso predial, materiais para linhas e redes de média tensão, de uso industrial e iluminação em geral. A área de atuação foi mais ampliada, principalmente, a partir da década de 80, quando foi incorporada à linha de comercialização de materiais para redes telefônicas. Posteriormente, começamos a trabalhar com cabeamento estruturado, produtos para automação industrial, segurança eletrônica, circuito fechado de TV, domótica (automação residencial) e, por último, produtos para geração de energia solar fotovoltaica.
A área geográfica de atuação foi ampliada também aos poucos, principalmente, a partir de 1980, com o crescimento das vendas por atacado para outras lojas do ramo, localizadas em diversos estados.
Quantas filiais a empresa possui? Há expectativa de expansão em 2013?
Hoje, a empresa possui nove lojas, sendo seis em Belo Horizonte, uma na Ceasa de Contagem, uma em Ipatinga e, a mais nova, em Uberlândia. Neste ano de 2013, pretende-se abrir mais uma filial na grande Belo Horizonte.
Desde janeiro, os dispositivos elétricos de três plugues têm sido comercializados e usados em novas construções imobiliárias. Quais as vantagens desse equipamento?
A vantagem do plugue e da tomada com três fios é a segurança contra choques elétricos. O terceiro fio é o condutor de proteção, também chamado de fio terra, que aterra as carcaças de equipamentos, para evitar choques elétricos que podem até causar mortes.
Quais novidades e tecnologias têm se despontado mais no mercado?
O mercado elétrico e eletrônico faz parte do mercado de tecnologia, que está sempre contando com novidades. Atualmente, a grande mudança é a lâmpada a LED, sigla que significa diodo emissor de luz. As lâmpadas a LED são mais econômicas e poderão ter vida bem mais longa.
O perfil dos que procuram a Loja Elétrica é bastante diversificado e vai desde consumidores finais até grandes companhias. Qual o diferencial a Loja Elétrica oferece aos seus clientes?
O grande diferencial da Loja Elétrica é a extensa linha de produtos. São mais de 30 mil itens em estoque. Conjugado com essa extensa linha está um quadro de mais de mil colaboradores bem-treinados, em centro de treinamento próprio, o CCT – Centro de Capacitação em Tecnologia.
A empresa fundou também o Centro de Capacitação em Eletricidade em 2011. Comente sobre essa iniciativa. Há inscrições abertas?
O CCE – Centro de Capacitação em Eletricidade já existia para exclusivo treinamento do quadro de colaboradores. Em 2001, foi aberto ao público em geral, porque havia um grande interesse externo em seus cursos, por parte de eletricistas e técnicos. Desde então, o CCE foi se desenvolvendo e ampliando seus cursos. Em 2012, mudou seu nome para CCT – Centro de Capacitação em Tecnologia. Atualmente, oferece os seguintes cursos: Profissionalizante Eletricista de Manutenção Predial com Certificação em NR-10, Curso Básico de NR-10, Reciclagem do Curso Básico de NR-10, Curso de NR-10 Complementar SEP, Instalações Elétricas Prediais, Instalação de Ventiladores Hunter, Cabeamento Estruturado, CFTV – Circuito Fechado de TV, Para-raios-SPDA – Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas, Luminotécnica, Eletrotécnica Aplicada, Acionamento Industrial I, Acionamento Industrial II; Controladores Lógicos Programáveis PLC; Inversores de Frequência; No momento, estão abertas as inscrições para os seguintes cursos: Curso Básico de NR-10; Reciclagem do Curso Básico de NR-10; Instalações Elétricas Prediais; Acionamento Industrial I.
Quais as metas do grupo Loja Elétrica para 2013?
Em 2013, a Loja Elétrica realizará seu grande sonho, que é a inauguração do maior Centro de Distribuição de materiais elétricos da América Latina. São 20,8 mil m², que estão sendo construídos no Anel Rodoviário, próximo ao Shopping Del Rey, em Belo Horizonte.
A Loja Elétrica conta com representantes espalhados por vários estados brasileiros e tem parceria com multinacionais. Qual a importância desses fatores para o mercado elétrico mineiro?
O fato de a Loja Elétrica atuar em outros estados e ser distribuidora de produtos de várias multinacionais do ramo faz com que o mercado mineiro tenha uma empresa de porte, genuinamente mineira e apta a prover suas necessidades.
Para quem quer economizar com energia, seja dentro ou fora de casa, quais conselhos seguir?
O grande destaque é que, a partir deste ano, o consumidor que desejar já poderá gerar energia elétrica em painéis elétricos solares fotovoltaicos (energia solar), conectando essa geração à rede da Cemig e só pagando a essa Concessionária a diferença entre o seu consumo e a sua produção. Recentemente, foi lançada uma portaria federal regulamentando esse processo.A Loja Elétrica já está montando um setor especializado em Energia Solar Fotovoltaica e está ampliando sua linha de produtos, através da importação de materiais para esse segmento. Esse setor estará apto a fornecer toda a assistência aos clientes interessados na geração de energia a partir da luz do sol.
http://www.otempo.com.br/pampulha/noticias/IdNoticia=11752